Conhecendo As Doutrinas Bíblicas

D e u s

       Vivemos num universo cuja imensidão pressupõe um Criador poderoso, universo cuja beleza, desenho e ordem apontam um sábio Legislador. Mas quem fez o Criador? Podemos recuar no tempo, indo da causa para o efeito, mas não podemos continuar nesse processo de recuo sem reconhecer um ser "Sempiterno". Aquele ser eterno é Deus, o Eterno, a Causa e a Origem de todas as coisas boas que existem.

 A Existência de Deus 
Sua existência declarada.
        Em parte alguma as Escrituras tratam de provar a existência de Deus mediante provas formais. Reconhece-se como fato auto-evidente e como crença natural do homem. As Escrituras em parte alguma propõem uma série de provas da existência de Deus como preliminar à fé; declaram o fato de Deus e chamam o homem a aventurar-se na fé. "O que se chega a Deus, creia que há Deus", é o ponto inicial na relação entre o homem e Deus.

         A Bíblia, em verdade, fala de homens que dizem em seus corações que não há Deus, mas esses são "tolos", isto é, os ímpios praticantes que expulsariam a Deus dos seus pensamentos porque já o expulsaram das suas vidas. Esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto é, esses que procedem e falam como se não existisse Deus. Seu número ultrapassa em muito o número de ateus teóricos, isto é, esses que pretendem aderir à crença intelectual que nega a existência de Deus. Note-se que a declaração " não há Deus" não implica dizer que Deus não exista, mas sim que Deus não se ocupa com negócios do mundo. Contando com a sua ausência, os homens corrompem-se e se comportam de maneira abominável. (Sal. 14.).
 
         Assim escreve o Dr. A. B. Davidson: (a Bíblia) não tenta demonstrar a existência de Deus, porque em todas as partes da Bíblia subentende-se a sua existência. Parece não haver nenhuma passagem no Antigo Testamento que represente os homens procurando conhecer a existência de Deus por meio da natureza ou pelos eventos da providência, embora haja algumas passagens que impliquem que as idéias falsas sobre a natureza de Deus podem ser corrigidas pelo estudo da natureza e da vida... O Antigo Testamento cogita tão pouco da possibilidade de conhecer a Deus quanto cogita de provar a sua existência. Por que os homens argumentariam sobre o conhecimento de Deus quando já estavam persuadidos de que o conheciam, cônscios de estarem em comunhão com ele, estando seus pensamentos cheios e iluminados por ele, sabendo que seu Espírito neles movia, e guiava-os em toda a sua história?
         A idéia de que o homem chega ao conhecimento ou à comunhão com Deus por meio de seus próprios esforços é totalmente estranha ao Antigo Testamento. Deus fala; ele aparece; o homem ouve e vê. Deus aproxima-se dos homens; estabelece um concerto ou relação especial com eles; e dá-lhes mandamentos. Eles o recebem quando ele se aproxima: aceitam a sua vontade e obedecem aos seus preceitos. Moisés e os profetas em parte alguma são representados como pensadores refletindo sobre o Invisível, formando conclusões acerca dele, ou alcançando conceitos elevados da Divindade. O Invisível manifesta-se-lhes, e eles o conhecem.
       Quando um homem diz: "Eu conheço o presidente", ele não quer dizer: "Eu sei que o presidente existe," porque isso se subentende na sua declaração. Da mesma maneira os escritores bíblicos nos dizem que conhecem a Deus e essas declarações significam a sua existência.

Sua Existência Provada.
          Se as Escrituras não oferecem nenhuma demonstração racional da existência de Deus, por que vamos nós fazer essa tentativa? Pelas seguintes razões:
Primeiramente, para convencer os que genuinamente buscam a Deus, isto é, pessoas cuja fé tem sido ofuscada por alguma dificuldade, e que dizem: "Eu quero crer em Deus; mostra-me que seja razoável crer nele." Mas evidência nenhuma convencerá a pessoa, que, por desejar continuar no pecado e no egoísmo, diz: "Desafio-te a provar que Deus existe." Afinal, a fé é questão moral e não intelectual. Se a pessoa não está disposta a aceitar, ela porá de lado todas e quaisquer evidências. (Luc. 6:31.)
Segundo, para fortalecer a fé daqueles que já crêem. Eles estudam as provas, não para crer, mas sim porque já crêem. Esta fé lhes é tão preciosa que aceitarão com alegria qualquer fato que a faça aumentar ou enriquecer.

         Finalmente, para poder enriquecer nosso conhecimento acerca da natureza de Deus. Que maior objeto de pensamento e estudo existe do que ele?
Onde acharemos evidências da existência de Deus? Na criação, na natureza humana e na história humana. Dessas três esferas deduzimos as cinco evidências da existência de Deus:
 
1) O universo deve ter uma Primeira Causa ou um Criador. (Argumento cosmológico, da palavra grega "cosmos", que significa "mundo".)
2) O desígnio evidente no universo aponta para uma Mente Suprema. (Argumento teleológico, de "Teleos", que significa "desígnio ou propósito".)
3) A natureza do homem, com seus impulsos e aspirações, assinala a existência de um Governador pessoal. (Argumento antropológico, da palavra grega "anthropos", que significa "homem".)
4) A história humana dá evidências duma providência que governa sobre tudo. (Argumento histórico.)
5) A crença é universal. (Argumento do consenso comum.).



Dc. Geazi Santos
Texto Extraído do Livro
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia
Myer Pearlman








Curso Para Novos Convertidos
Conhecendo as Verdades Bíblicas 


Lição 01 - A BÍBLIA E A PALAVRA DE DEUS

   A.   O LIVRO ESPECIAL DE DEUS
A Palavra de Deus — a Bíblia Sagrada — é o Livro especial de Deus. Ela não é como os outros livros, mas é um Livro sobrenatural. Foi escrita por muitas pessoas diferentes, as quais escreveram através da inspiração do Espírito Santo de Deus (veja 2 Timóteo 3:16).

A Bíblia é o Livro mais vendido do mundo. Ela consistentemente vende mais do que qualquer outro livro.  A Bíblia já foi traduzida mais do que qualquer outro livro do mundo. Foi originariamente escrita em três línguas — Hebraico, Aramaico e Grego. A Bíblia que você tem foi traduzida por pessoas dedicadas a fim de que você possa ter as palavras, pensamentos e planos de Deus.

A Bíblia é também um dos livros mais antigos do mundo. Os trechos mais antigos da Bíblia remontam a quase 4.000 anos. No entanto, ela ainda é o livro mais moderno do mundo hoje em dia, pois nela encontramos as respostas às maiores perguntas da vida:                      
• "De onde eu vim?"        • "Por que estou aqui?"       • "Para onde irei?"

Muito embora a Bíblia seja constituída de 66 livros menores, ela tem apenas um único tema central: o plano amoroso de Deus para resgatar a humanidade.
Na frente da Bíblia você encontra uma lista dos 66 livros que nela podem ser encontrados.  A Bíblia é dividida em duas partes:  • Antigo Testamento(AT)  e  Novo Testamento. (NT)

O AT fala sobre a obra de Deus com o Seu povo antes do nascimento de Jesus.

O NT nos fala sobre o nascimento de Jesus, a Sua vida, o Seu grande ministério de curas e perdão para os enfermos e pecadores, a Sua morte numa cruz, a Sua ressurreição dos mortos, e a Sua ascensão (retorno ao Céu).    Ele também nos fala sobre a continuação do Seu ministério de cura e perdão através dos que O viram após a Sua ressurreição.
Os que seguem os ensinos de Jesus executam muitas obras milagrosas, exatamente como Ele disse que fariam (veja João 14:12).   Os ensinos dos que O viram depois que Ele ressuscitou dos mortos estão contidos nas Epístolas (Cartas). Eles foram escritos nos primeiros cinquenta anos após a ressurreição de Jesus e compõem cerca da metade do Novo Testamento.

B. ESTUDE A BÍBLIA
O relacionamento mais importante que você pode ter nesta vida é com Deus. Através da leitura da Bíblia você chega a compreender a natureza de Deus — os Seus pensamentos, Seus planos e as Suas promessas para você.  A lista (índice) na frente da Bíblia o ajuda a encontrar o número da página do trecho da Bíblia que você talvez queira estudar.

Para ajudá-lo a encontrar trechos específicos da Bíblia, os tradutores organizaram o texto em: • Livros, • Capítulos dentro dos Livros, e  Versículos dentro dos Capítulos. Por exemplo, se você encontrar uma referência do tipo "Gênesis 3:15", isto significa:          • O LIVRO de Gênesis,
                                                                                            • CAPÍTULO três, e
                                                                                            • VERSÍCULO quinze
                                                                                         .
C. EIS AQUI A MAIOR PROMESSA DO MUNDO
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna " (Jo 3:16).

D. O PROPÓSITO DA PALAVRA DE DEUS   " ...as sagradas Escrituras... podem torná-lo sábio para a salvação através da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensinamento, a repreensão, a correção, e o treinamento em retidão'' (2 Tm 3:15,16).

E. A PALAVRA DE DEUS PRODUZ VIDA  " ...As palavras que Eu lhes falei são espírito e vida" (Jo 6:63).
1. Ela é Criativa   "Pela PALAVRA DO SENHOR foram feitos os céus, e os seus exércitos de estrelas, pelo sopro da Sua boca... Porque Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou e tudo se firmou'' (Sl 33:6,9). Veja também Hebreus 11:3.

F. A PALAVRA DE DEUS É COMO ÁGUA
1. Ela Limpa Começamos a vida no Reino de Deus totalmente "lavados" pela Palavra de Deus. “Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes falei" (Jo 15:3); Efésios 5:25-27.

2. Ela Nos Mantém Limpos A Palavra de Deus, plantada em nossos corações, nos mantém livres do pecado.
"Como pode o jovem manter o seu caminho puro? Vivendo de acordo com a Tua Palavra... Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Sl 119:9,11).

          G. A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA AS NOSSAS VIDAS
"E temos a palavra dos profetas mais estabelecida, e será bom para vocês prestarem atenção a ela, como uma luz que brilha num lugar escuro, até o dia raiar e a estrela da manhã aparecer em seus corações"(2 Pe 1:19).
 1. Ela Dá Entendimento Num Mundo de Trevas " ...Os mandamentos do Senhor são radiantes e iluminam os olhos"(SI 19:8).
"A Tua Palavra é uma lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho... A entrada das Tuas palavras dá luz; ela dá entendimento aos símplices"(Sl 119:105,130).

H. A PALAVRA DE DEUS
É COMIDA ESPIRITUAL "Jesus respondeu; Está escrito; 'O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" (Mt 4:4).

1. Ela Produz Um Crescimento Espiritual "Irmãos, não pude falar com vocês na qualidade de pessoas espirituais, e sim carnais — meros bebês em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam prontos para isto... " (1 Co 3:1,2).
"Semelhantemente a bebês recém-nascidos, desejem ardentemente o puro leite espiritual, a fim de que vocês possam crescer através dele em sua salvação " (1 Pe 2:2).

I. A PALAVRA DE
DEUS É UMA SEMENTE Em Lucas 8:14,15, Jesus contou aos Seus discípulos a parábola do semeador.
No versículo 11 Ele disse: "A semente é a Palavra de Deus. '' A vontade de Deus para as nossas vidas é que sejamos frutíferos (SI 1:3).

J. A PALAVRA DE DEUS  É COMO UMA ESPADA Tomem. . a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus'' (Ef 6:17). Veja também Hebreus 4:12.  Observem como Jesus usou a "espada" contra Satanás em Sua tentação no deserto (Lc 4:1-14).

K. A PALAVRA DE DEUS NOS AJUDA A ORAR  "Se vocês permanecerem em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vocês, peçam qualquer coisa que vocês quiserem, e lhes será dado " (Jo 15:7).
"Peçam qualquer coisa que vocês quiserem" significa literalmente "peçam como pessoas que têm o direito com autoridade (de ordenarem)". Agora a palavra criativa encontra-se em NOSSAS BOCAS!

L. A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA EM NÓS "Portanto, todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as coloca em prática é semelhante a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, rios levantaram-se, e assopraram os ventos e bateram contra aquela casa. Contudo, ela não caiu, pois tinha os seus fundamentos sobre a rocha (Mt 7:24,25). Veja também os versículos 26 e 27.

Jesus disse que o homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha era uma ilustração daqueles que ouvem a Sua Palavra e a obedecem. A Palavra de Deus produz um concreto (material de construção) interno em nossas vidas de forma tal que ficamos firmes e fortes, não importando o que possa vir contra nós.





LIÇÃO – 02     DEUS

Deus é grandioso demais para que possamos compreendê-Lo plenamente. Ele não teve nenhum princípio e não tem nenhum fim. Não há nenhum lugar onde a Sua presença não seja sentida. A Bíblia faz a seguinte pergunta em 11:7: "Você consegue esquadrinhar os mistérios de Deus? Você consegue sondar os limites do Todo-Poderoso? "

Deus habita no Céu e Ele reina sobre toda a terra. A Bíblia nos diz: “Isto é o que diz o Senhor: O céu é o Meu trono e a terra é o escabelo dos Meus pés... "(Is 66:1).

A. QUAL É A NATUREZA DE DEUS?
1. Deus É O Criador De Tudo Tu somente és o Senhor. Fizeste os céus, até mesmo os mais elevados céus, e todos os seus exércitos de estrelas, a terra, e tudo o que se encontra sobre ela, os mares, e tudo o que se encontra neles. Tu dás a vida a tudo, e as multidões do céu Te adoram'' (Ne 9:6).

2. Deus É Todo-Poderoso "...Pois quem resiste à Sua vontade? O oleiro não tem poder sobre o barro? " (Rm 9:19-21). "Tu, ó Senhor, és a magnificência, e o poder, e a glória, e a majestade, e o esplendor, pois tudo o que se encontra nos céus e na terra é Teu. Teu, ó Senhor, é o Reino. Tu estás exaltado como cabeça sobre tudo" (1 Cr 29:11).

3. Deus É Onisciente "Em toda a criação não há nada oculto dos olhos de Deus. Tudo se encontra descoberto e nu diante dos olhos d 'Aquele a Quem devemos prestar contas"(Hb 4:13)."

4. Deus E Santo  "Não há ninguém tão santo quanto o Senhor. Não há nenhum outro além de Ti. Não há nenhuma rocha semelhante ao nosso Deus"(1 Sm 2:2).

5. Deus É Um Espírito  “Deus é Espírito, e os Seus adoradores precisam adorar em espírito e em verdade"(Jo 4:24).

6. Deus É Uma Pessoa Que Você Pode Conhecer "Aproximem-se de Deus e Ele Se aproximará de vocês " (Tg 4:8). “Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade "(Sl 145:18).

7. Deus É Um Pai Amoroso "Quão grande é o amor que o Pai derramou sobre nós, que devêssemos ser chamados de filhos de Deus! E é isto o que somos!"(l Jo 3:1).

B. DEUS É GRANDE DEMAIS PARA HABITAR EM TEMPLOS “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra e não habita em templos feitos por mãos. E Ele não é servido por mãos humanas, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele dá a todos os homens a vida, a respiração, e tudo Pois n 'Ele vivemos, o mais movemo-nos, e existimos. Assim como alguns dos seus próprios poetas disseram, somos geração Sua"(At 17:24,25.28).

         C. SOMOS:  1. Criados Por Deus "Eu Te louvo porque fui criado de uma forma tão terrível e maravilhosa. As Tuas obras são maravilhosas. Isto eu sei muito bem. Os meus ossos não estavam escondidos de Ti quando fui formado em oculto. "Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias ordenados para mim foram escritos no Teu livro antes mesmo que um só deles existisse"'(SI 139:14-16).

2. Propriedade De Deus  Vocês não sabem que os seus corpos são um templo do Espírito Santo, o Qual está em vocês, e que vocês receberam de Deus? "Vocês não são de vocês mesmos, pois foram comprados por bom preço Portanto, honrem a Deus com os seus corpos" (1 Co 6:19,20).

3. Chamados Para Adorarmos A Deus "Tu és digno, nosso Senhor e Deus, de receber a glória, e honra e poder, pois criaste todas as coisas, e pela Tua vontade foram criadas e têm a sua existência (Ap4:ll).

D. TOME UMA DECISÃO Jesus disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mt 22:37).

A Bíblia nos fala sobre um homem chamado Josué. Ele foi um grande líder da nação de Israel. O povo havia divagado pelo deserto durante quarenta anos, sem possuir uma terra própria. Josué, sob a orientação de Deus, dirigiu o povo na vitória contra as nações malignas que habitavam em Canaã e tomou posse da terra deles para a nação de Israel, que até então não possuía um lar. Em seguida, Josué desafiou todo o povo a tomar uma decisão:

.. escolham hoje quem vocês servirão: os deuses a quem serviram os seus pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão habitando. MAS QUANTO A MIM E A MINHA CASA, SERVIREMOS AO SENHOR"(h 24:15).
Este mesmo desafio vem a cada um de nós. Você quer assumir hoje, este mesmo compromisso de Josué?

MEU COMPROMISSO
Hoje dou a minha adoração ao único e verdadeiro Deus dos céus e da terra, e entrego a minha vontade, vida, e  minhas posses a Ele. De hoje em diante assumo a determinação de nunca adorar nenhum outro deus.

UMA PALAVRA FINAL
Lembre-se da lei da multiplicação do Reino de Deus. E a sua vez de ensinar a uma outra pessoa sobre Deus e ensinar-lhe a ensinar a outras pessoas.






LIÇÃO – 03  O HOMEM E SATANÁS

A. O HOMEM—A IMAGEM DE DEUSCRIADO PARA TER DOMÍNIO
Deus tinha motivos muito bons para a criação do Homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como Ele, seres com os quais Ele pudesse compartilhar a Sua vida... tudo o que Ele é e tudo com o qual Ele está envolvido e que dominassem os céus e a terra com Ele, como filhos. Assim sendo, Ele criou o homem em Sua Própria imagem.

Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, £ sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem à Sua Própria imagem, à imagem de Deus Ele o criou, macho e fêmea, Ele os criou" (Gn 1:26,27).

B. LÚCIFER
Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas encontravam-se os anjos seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e O servem continuamente (Ap 5:11-14).

No.entanto, quando Lúcifer, um dos grandes anjos da liderança compreendeu sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do Trono de Deus. Ele queria a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a Criação acima do Trono de Deus no Céu.
Quando Lúcifer se rebelou, Deus o expulsou do Céu. Ao mesmo tempo, um terço dos anjos uniram-se naquela rebelião e foram expulsos com Lúcifer (Ap 12:4).
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Lúcifer], filho da alva”. Foste derribado à terra, tu que outrora debilitavas as nações!

"Disseste no teu coração: Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus. assentar-me-ei entronizado no monte da assembléia, no mais alto da sagrada montanha. Subirei acima das mais altas nuvens. Tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:12-14).
Lúcifer foi lançado à terra onde hoje é conhecido como "Satanás" ou "Diabo". Separado da glória do Deus Criador, ele perdeu a beleza e a luz que tinha outrora (Ez 28:11-17) e tornou-se maligno e repleto de trevas.
Os anjos que caíram com ele também perderam a sua glória e tornaram-se espíritos malignos no recém-criado mundo de Deus. Mas a maligna ambição de Satanás não mudou e, assim sendo, ele começou um outro plano para tentar usurpar (tomar ilegalmente) o Trono de Deus. Ele passou a perseguir o homem que Deus havia criado.

C. A TENTAÇÃO
Deus deu ao Seu primeiro homem e mulher (Adão e Eva) autoridade sobre toda a terra e disse-lhes para manterem-na sob o seu domínio. Para mantê-los a salvo de Satanás e de seus espíritos malignos, Deus plantou duas árvores especiais no Jardim onde Adão e Eva moravam. Deus as chamou de "Arvore da Vida" e "Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal" (veja Gênesis 2:9,17).

        A Arvore da Vida representava a vida e a autoridade do Próprio Deus assim sendo, ao comer do seu fruto, Adão e Eva seriam cada vez mais preenchidos com a força, o amor e a glória de Deus.   A Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal representava a vida e a autoridade de Satanás, e enquanto Adão e Eva não comessem do seu fruto, estariam a salvo dos espíritos malignos que enchiam a terra. O domínio de toda a criação sempre seria deles se obedecessem ao seu amoroso Deus (Hb 2:8). "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para lavrá-lo e tomar conta dele. E o Senhor Deus ordenou ao homem:
"Você pode comer de qualquer árvore do Jardim, mas você não pode comer da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, pois quando você comer dela, você certamente morrerá''
(Gn 2:15-17).
No entanto, Satanás enganou a Eva. Ele lhe disse que a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não era tão ruim assim ao contrário, ela se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Adão também comeu da árvore (1 Tm 2:14).
"E vendo a mulher que o fruto da árvore era bom para se comer e agradável aos olhos, e também desejável para se ganhar sabedoria, ela pegou um pedaço e o comeu. Ela também deu um pedaço ao seu marido, que estava com ela, e ele o comeu " (Gn 3:6).

D. O RESULTADO
Através deste isolado ato pecaminoso, o homem perdeu a glória, a imagem de Deus, e o domínio sobre a criação. Satanás então tomou o trono desocupado por Adão e Eva e exerceu o seu domínio sobre a terra, e a morte encheu o mundo (Hb 2:14,15).
.opecado entrou no mundo através de um só homem, e a morte através do pecado, e desta maneira a morte veio a todos os homens, porque [em Adão] todos pecaram." (Rm 5:12).

Todas as gerações subsequentes a Adão e Eva herdaram a sua natureza caída. Todos foram submetidos ao poder e ao domínio de Satanás.
Quanto a vocês, vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver quando seguiam os caminhos deste mundo e o príncipe do reino do ar, o espírito que agora opera naqueles que são desobedientes. "Todos nós vivíamos dentre eles em certa ocasião, gratificando os desejos da nossa natureza pecaminosa e seguindo as suas   vontades   e pensamentos. Semelhantemente ao restante, éramos por natureza objetos de ira" (Ef 2:1-3). Os corações das pessoas em toda parte estão agora repletos de:

1. Idolatria  "Muito embora conhecessem a Deus, nem O glorificaram como Deus, nem Lhe deram os seus agradecimentos, mas o pensamento deles tornou-se fútil e os seus corações tolos foram obscurecidos.
"Ainda que se dissessem sábios, tornaram-se tolos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens formadas para parecerem semelhantes ao homem mortal, e a pássaros, e a animais, e répteis" (Rm 1:21-23).

2. Imoralidade  "Portanto, Deus os entregou nos desejos pecaminosos de seus corações à impureza sexual para a desonra de seus corpos uns com os outros.
"Eles trocaram a verdade de Deus por uma mentira, e adoraram e serviram as coisas criadas, ao invés do Criador o Qual é para sempre louvado. Amém!
Por causa disto, Deus os entregou a concupiscências vergonhosas. Até mesmo as suas mulheres trocaram as suas relações naturais por relações anormais. Da mesma maneira, os homens também abandonaram as relações naturais e inflamaram-se com concupiscências uns com os outros.
"Os homens cometeram atos indecentes com outros homens e receberam em si próprios a penalidade devida por sua perversão" (Rm 1:24-27).

3. Todos os Tipos de Iniquidade  Além disso, por não considerarem que valesse a pena reter o conhecimento de Deus, Ele os entregou a uma mente depravada, para fazerem o que não deveria ser feito. Tornaram-se cheios de todo tipo de iniquidade, maldade, cobiça, e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, e malícia.
"São mexeriqueiros, caluniadores, pessoas que odeiam a Deus, insolentes, arrogantes, e vangloriosos. Inventam formas de fazer o mal e são desobedientes a seus pais. São insensíveis, incrédulos, impiedosos, cruéis.

     "Muito embora conheçam o justo decreto de Deus que os que fazem estas coisas merecem a morte, não somente continuam a fazer estas mesmas coisas, mas também aprovam os que as praticam'' (Rm 1:28-32).

E. O GRANDE PLANO DE DEUS PARA A RESTAURAÇÃO
Deus não desistiu do homem por causa do seu pecado! Não! Ao invés, Ele colocou em ação um outro plano grandioso o plano de salvar a humanidade do poder de Satanás e de restaurá-la ao Seu plano original de sermos Seus filhos e de compartilharmos do Seu Trono. Ele começou a preparar o mundo para a vinda do SalvadorJesus.

"Porque assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados"(1 Co 15:22). ONovo Testamento registra a história de Cristo. Aquele que viria para nos salvar de todos os pecados.




LIÇÃO – 04 JESUS    -     O QUE O NOVO TESTAMENTO ENSINA


A. JESUS É O FILHO DE DEUS
Há dois mil anos atrás, um homem entrou no cenário da história. Ele nasceu no mundo e cresceu até alcançar a maturidade, exatamente igual a todos os seres humanos, mas este homem era diferente de qualquer outra pessoa. Ele não era nenhum homem comum.
Uma virgem concebeu através do Espírito Santo para que Ele pudesse nascer. Ele era o Próprio Deus vindo à terra em forma humana. Ele era o "Filho de Deus”(Lc 1:26-35).
"No princípio era a Palavra [Jesus], e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus... A Palavra tornou-Se carne e habitou por algum tempo entre nós. Vimos a Sua glória, a glória do Unigénito Filho, o Qual veio do Pai, cheio de graça e verdade" (Jo 1:1,14).

B. JESUS VEIO AO MUNDO PARA UM PROPÓSITO ESPECIAL
1. Resgatar A Humanidade Do Poder De Satanás "Porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que havia se perdido (Lc 19:10). Veja Colossenses 1:13.

2. Dar A Sua Vida Como Um Resgate Para Nos Comprar De Volta " ...o Filho do Homem não veio para ser servido, e sim para servir e dar a Sua vida como um resgate para muitos"(Mt 20:28).

3. Destruir As Obras De Satanás Em Nossas Vidas "Quem faz o que é pecaminoso é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio.
    "A razão pela qual o Filho de Deus apareceu foi para destruir as obras do diabo" (1 Jo3:8).

4. Dar-Nos A Vida Eterna "E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida encontra-se no Seu Filho.
"Quem tem o Filho tem a vida. Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (1 Jo 5:11,12). Veja também João 3:16,17 e João 10:10.

5. Dar-Nos Um Novo "Nascimento" Na Família De Deus  "Contudo, a todos que O receberam, a estes que creram em Seu Nome, Ele lhes deu o direito de se tornarem filhos de Deus — filhos que não são nascidos de descendência natural, nem de uma decisão humana, ou ainda da vontade de um marido, mas nascidos de Deus" (Jo 1:12). Veja também 1 João 3:1,2.

6. Restaurar A Nossa Comunhão Com Deus Pai  "Proclamamo-lhes o que vimos e ouvimos, a fim de que vocês também possam ter comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o Filho, Jesus Cristo " (1 Jo 1:3).

C. JESUS VEIO PARA NOS MOSTRAR A NATUREZA DE DEUS
"Se vocês realmente Me conhecessem [a Jesus], vocês conheceriam também o Meu Pai. De agora em diante, vocês O conhecem de fato e O viram... Qualquer pessoa que Me viu, também viu o Pai. Como vocês podem dizer: Mostra-nos o Pai?
"Você não crê que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que lhes falo não são simplesmente as Minhas Próprias palavras. Ao invés, é o Pai, habitando dentro de Mim, que está fazendo a Sua obra. Creiam em Mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em Mim... " (Jo 14:7-11). Veja também João 1:18.

1. Ele Nos Mostrou O Amor De Deus
“Foi assim que Deus demonstrou o Seu amor para conosco: Ele enviou o Seu Unigénito Filho ao mundo para que pudéssemos viver através d'Ele. Isto é amor: Não que tivéssemos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como um sacrifício expiatório pelos nossos pecados" (1 Jo 4:9,10). Veja também Romanos 5:8.

2. Ele Nos Mostrou O Poder De Deus
a. Ele Curou Os Enfermos, Os Aleijados, E Os Cegos. "E a Sua fama espalhou-se por toda a Síria, e traziam-Lhe todos os enfermos de várias doenças, os que sofriam de dores intensas, os endemoninhados, os epilépticos, e os paralíticos, e Ele os curava "(Mt4:24). Veja também João 9:1-7.

b. Ele Expulsou Os Espíritos Malignos. "E Jesus curou a muitos que tinham diversas enfermidades. Ele também expulsou muitos demônios, porém não permitia que os demónios falassem porque eles sabiam quem Ele era" (Mc 1:34). Veja também Marcos 5:1-17.

c. Ele Realizou Milagres. "E levantou-se uma furiosa borrasca, e as ondas quebravam-se por sobre o barco, de maneira que já se encontrava quase submerso... Jesus levantou-Se, repreendeu o vento, e disse às ondas: “Calai- vos! Aquietai-vos!'
"Aí então o vento se aquietou e houve uma grande bonanza... os Seus discípulos ficaram muito atemorizados e perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até mesmo os ventos e as ondas Lhe obedecem!?"" (Mc 4:37-41). Veja também João 6:1 -21.

d. Ele Ressuscitou Os Mortos ".... Jesus clamou com grande voz: Lázaro, saia! E o defunto saiu, com as suas mãos e pés envolto com faixas de linho, e com um lenço ao redor do seu rosto.
"Jesus lhes disse: Tirem dele as vestimentas fúnebres e deixem-no ir" (Jo 11:43,44).

D. JESUS COMPARTILHOU DOS NOSSOS SOFRIMENTOS EM SUA VIDA
Durante a Sua vida na terra, Jesus experimentou todos os problemas da vida que enfrentamos. Assim sendo, Ele compreende os nossos sentimentos.
"Porque não temos um sumo sacerdote que é incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos um sumo sacerdote que foi tentado de todas as formas, exatamente como somos — contudo sem pecado" (Hb 4:15). Veja também Mateus 8:17.

E. JESUS MORREU NA CRUZ POR NÓS Homens malvados tomaram o Senhor Jesus e O executaram, crucificando-o numa cruz de madeira, como no caso de um criminoso comum.
Ele poderia ter salvo a Si Próprio, mas não o fez, pois foi através da Sua morte na Cruz que Deus salvaria o mundo. Jesus morreu por nós! (Leia Marcos 15:16-39).
"Ele Próprio levou os nossos pecados em Seu corpo no madeiro, a fim de que pudéssemos morrer aos pecados e viver para a retidão. Através das Suas feridas vocês foram curados" (1 Pe 2:24). Veja também Isaías 53:5,6.

F. JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS POR NÓS Depois de permanecer três dias na sepultura, Deus ressuscitou o Seu Filho dos mortos! (Leia Mateus 28.) Isto também foi por nós!
"Mas devido ao Seu grande amor por nós, Deus, o Qual é rico em misericórdia, nos vivificou com Cristo... Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus..." (Ef 2:4-6). Veja também Romanos 6:4.

G. JESUS ABRIU A PORTA DO CÉU PARA NÓS Quando a Sua obra na terra foi completada, Jesus voltou ao Céu para ficar com Deus, o Seu Pai. Mas isto também foi por nós... pois Ele abriu para nós o caminho para a presença de Deus, onde podemos habitar agora e para sempre!
"Portanto, irmãos, já que temos confiança de entrarmos no Lugar Santíssimo através do sangue de Jesus, e através de um novo e vivo caminho aberto para nós através do véu, isto é, o Seu Corpo... aproximemo-nos de Deus com um sincero coração e em total certeza de fé" (Hb 10:19-22). Veja também João 14:1-3.

MEU COMPROMISSO

Reconheço hoje que Jesus é o Filho de Deus e que Ele veio ao mundo para suprir a minha grande necessidade de um Salvador. Também contarei aos outros que Ele veio ao mundo para eles.






LIÇÃO – 05            A Cruz

Quando Jesus Cristo foi morto, tendo sido pregado numa cruz de madeira, aqueles homens malvados pensaram que estavam simplesmente executando um homem que estava perturbando o seu estilo de vida. Eles não perceberam que a Cruz fora planejada por Deus desde o início do mundo.

A. DEUS LIDA COM O PECADO Através da morte do Seu Filho na Cruz, o grande Deus Criador estava lidando com o pecado, o sofrimento, e a angústia de todas as pessoas. Jesus estava morrendo no lugar de todos os indivíduos do mundo. A aceitação pessoal do que Ele fez na Cruz traz a resposta a todas as nossas necessidades.

1. Deus Revela O Seu
Poder Através Da Cruz "Porque a mensagem da Cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, os que estamos sendo salvos, é o poder de Deus (1 Co 1:18). Veja também Romanos 1:16.

2. Deus Mostra O Seu Amor Na Cruz "Mas Deus demonstra o Seu Próprio amor para conosco no fato de que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós " (Rm 5:8).

3. Deus Removeu As Nossas Dores Na Cruz "Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas dores. Contudo, nós O reputamos por ferido e oprimido por Deus, e aflito"(Is 53:4).

4. Jesus Tomou A Punição
Pelos Nossos Pecados Na Cruz "Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Ele foi moído pelas nossas iniquidades. A punição que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas somos sarados... Todos nós, como ovelhas, nos desgarramos; cada um de nós voltou-se ao seu próprio caminho, e o Senhor colocou sobre Ele a iniquidade de todos nós " (Is 53:5,6). Veja também 1 Pedro2:24.

B. UM NOVO
RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVÉS DA CRUZ  Pelo fato de Deus ser tão santo e reto, o pecado nos separa d'Ele. Ninguém que tenha pecado em seu coração é capaz de permanecer em Sua presença.
Portanto, com a Sua morte na Cruz, Jesus não somente sofreu pelos nossos pecados em nosso lugar, mas também tornou possível que conhecêssemos a Deus pessoalmente e que experimentássemos o amor, a paz, e a alegria que a comunhão com Ele traz.

1. Tornamo-nos Aceitáveis Diante De Deus Através Da Cruz "Deus transformou Aquele que não tinha nenhum pecado em pecado por nós, a fim de que n 'Ele pudéssemos nos transformar na retidão de Deus" (2 Co 5:21).

2. Recebemos O Perdão Através Da Cruz "Porque Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos introduziu no Reino do Filho que Ele ama, em Quem temos a redenção, o perdão dos pecados" (Cl 1:13,14). 1 João 2:1,2.

3. Tornamo-nos Membros Da Família De Deus Através Da Cruz  "Tanto o que santifica os homens e os que são santificados são da mesma família. Assim sendo, Jesus não Se envergonha de chamá-los de irmãos. Ele diz: Declararei o Teu nome aos Meus irmãos. Na presença da congregação cantarei o Teu louvor "(Hb 2:11,12). Veja também João 1:12.

4. Barreiras Raciais São Quebradas Através Da Cruz
"Mas agora em Cristo Jesus, vocês, que outrora estavam longe, foram aproximados através do sangue de Cristo. Pois Ele Próprio é a nossa paz, o Qual fez dos dois um só e destruiu a barreira, a muralha divisória de hostilidade, abolindo em Sua carne a lei com os seus mandamentos e regulamentos.

"O Seu propósito era o de criar em Si Próprio um só novo homem, proveniente de dois, ocasionando assim a paz, e neste único corpo reconciliar a Deus através da Cruz, através da qual Ele aniquilou a hostilidade deles'' (Ef 2:13-16). C. LIBERDADE

ATRAVÉS DA CRUZ Quanto  a morte de Jesus na Cruz foi uma grande vitória para nós. Pelo fato de Deus ter tratado com o nosso pecado na Cruz, isto significa também que toda a angústia e sofrimento, que são resultados do pecado, também foram tratados. A Cruz ganhou uma grande liberdade para nós!

1. Livres De Satanás "E tendo desarmado as potestades e autoridades, Ele fez delas um espetáculo público, triunfando sobre elas através da Cruz" (Cl 2:15). Veja também Colossenses 1:13.

2. Livres Dos Pecados Passados "Se pois o Filho os libertar, vocês verdadeiramente serão livres" (Jo 8:36). Veja também Colossenses 2:13.

3. Livres Dos Pecados Presentes "Pois o pecado não será o seu mestre, pois vocês não estão debaixo da lei e sim debaixo da graça" (Rm 6:14).

4. Livres Das Enfermidades  "Isto foi para se cumprir o que foi falado através do profeta Isaías: Ele tomou as nossas enfermidades e levou as nossas doenças'' (Mt 8:17).
5. Livres Da Maldição Cristo nos redimiu da maldição da lei, tornando-Se uma maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gl 3:13). Veja também Deuteronômio 28:15-68.

6. Livres Do Julgamento "Aí então Cristo teria que ter sofrido muitas vezes desde a criação do mundo. Mas agora Ele apareceu uma vez por todas, no final das eras, para aniquilar com o pecado através do Seu Próprio sacrifício assim como o homem está destinado a morrer uma vez, e após isto a enfrentar o julgamento " (Hb 9:26,27).

7. Livres Da Morte Eterna "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n 'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo 3:16).

D. O AMOR E A JUSTIÇA ENCONTRAM-SE NA CRUZ  A Cruz é o lugar onde o amor de Deus e o justo julgamento de Deus se encontram. O Seu justo julgamento exigia a penalidade de morte pelo pecado o derramamento de sangue. O Seu amor satisfez as Suas Próprias exigências, e Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar.

"Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos então salvos da ira de Deus através d'Ele! Pois se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele através da morte do Seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos' salvos através da Sua vida!    E não somente isto, mas regozijamo-nos em Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo, através do Qual recebemos agora a reconciliação” (Rm 5:8-11).

E. A CRUZ É O CENTRO DA HISTÓRIA  A Cruz de Jesus Cristo é o ponto central da existência da Humanidade na terra. Desde o momento em que o primeiro homem e mulher pecaram (veja Gênesis 3), já havia sido planejado de antemão por Deus que Jesus morreria na Cruz.
Daquela ocasião em diante, as pessoas olhavam adiante, em fé, para o que Deus havia prometido que Ele faria para salvá-las. Hoje em dia olhamos para trás, e, crendo no que Jesus fez por nós na Cruz, recebemos o perdão e uma nova vida.

MEU COMPROMISSO
Hoje coloco a minha total confiança no que Deus estava fazendo por mim quando Jesus morreu na Cruz. Creio que Ele levou a punição pelo meu pecado. Recebo o perdão que Deus está me oferecendo, e agradeço-Lhe pelo relacionamento que isto agora me proporciona com Ele. Tomo uma decisão hoje que viverei cada dia neste relacionamento pessoal com Deus e me comprometo a compartilhar esta verdade com outros.






LIÇÃO – 06  O SANGUE DE CRISTO

O derramamento do sangue de Jesus Cristo na Cruz foi um fator para que pudéssemos receber o perdão pelos nossos pecados e a aceitação na presença de Deus. " ...sem o derramamento de sangue não há perdão " (Hb 9:22).

A. A VIDA ESTÁ NO SANGUE
Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas... é o sangue que fará a expiação... "(Lv 17:11).
Quando pecamos, merecemos a morte. "O salário do pecado é a morte" (Rm 6:23). Jesus pagou esta penalidade por nós, derramando o Seu sangue (morrendo por nós em nosso lugar).
Expiação significa sermos RECONCILIADOS com Deus. Jesus deu a Sua vida (derramou o Seu sangue) na Cruz para a nossa RECONCILIAÇÃO (expiação). Isto possibilitou a nossa RECONCILIAÇÃO com Deus. O sangue de Jesus significa que não somos mais os Seus inimigos e sim, os Seus amigos, Seus filhos e filhas. Pela fé, aceitamos o que Jesus fez por nós.

B. O QUE O PECADO FAZ ÀS NOSSAS VIDAS
1. Separa-nos De Deus "Mas as suas iniquidades separaram as suas vidas de Deus, os seus pecados ocultaram a face de Deus de vocês, de forma tal que Ele não lhes ouve " (Is 59:2).

2. Faz Com Que Nos Sintamos CulpadosA minha culpa me soterrou como um fardo que é pesado demais para ser suportado" (Sl 38:4).

3. Permite Que Satanás Nos Acuse " ...o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus dia e noite... " (Ap 12:10). ,'.,r,n v

4. Exige A Penalidade De Morte "...A alma que pecar é a que morrerá" (Ez 18:4). O sangue de Cristo supre todas as nossas necessidades.

C. O SANGUE É PARA DEUS O sangue de Cristo satisfaz plenamente a lei de Deus que requer uma penalidade pela quebra da lei. 1 João 3:4 diz: "o pecado é a quebra da lei. "
O sangue nos protege da penalidade pela quebra da lei (morte). Em Êxodo 12, Deus ordenou o povo de Israel a aplicar o sangue de um cordeiro sob os portais de suas casas para protegê-los do destruidor — o qual mataria todos os primogênitos.
Este cordeiro era um protótipo do Cordeiro—Jesus—o Qual viria mais tarde. Deusdisse: " ...vendo Eu o sangue, passarei por cima de [protegerei] vocês..."(vs 13).

1. A Comunhão e Restaurada "Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Sendo agora justificados pelo Seu sangue, quanto mais seremos então salvos da ira de Deus através d'Ele" (Rm 5:8,9).

2. Somos Redimidos (Comprados Para Sermos Libertos da Escravidão)
"N'Ele temos a redenção através do Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus"

D. O SANGUE É PARA O HOMEM O sangue satisfez a Deus. Agora ele deve nos satisfazer na purificação da consciência de nossas culpas.

1. O Sangue Nos Purifica Da Culpa "Quanto mais então o sangue de
Cristo, que através do Espírito eterno Se ofereceu imaculado a Deus, purificará as nossas consciências dos atos que levam à morte, para que possamos servir ao Deus vivo! "(Hb 9:14).

2. O Sangue Nos Santifica "E assim também Jesus sofreu fora dos portões da cidade para santificar o povo através do Seu Próprio sangue (Hb 13:12).
3. O Sangue Nos Aproxima De Deus "...e através d'Ele reconciliasse Consigo Próprio todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão no céu, fazendo a paz através do Seu sangue derramado na Cruz. Outrora vocês estavam alienados de Deus e eram inimigos nas suas mentes devido aos seus comportamentos malignos. Mas agora Ele os reconciliou... "(Cl 1:20-22).

4. O Sangue Nos Dá Intrepidez Para Entrarmos Na Presença De Deus "Portanto, irmãos, já que temos confiança de entrarmos no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus e por um novo e vivo caminho aberto para nós através do véu, ou seja, o corpo...
"Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e em total certeza de fé, tendo nossos corações espargidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água limpa " (Hb 10:19-22).

5. O Sangue Nos Aperfeiçoa Diante Dos Olhos De Deus
"...porque devido a um só sacrifício Ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados'' (Hb 10:14).

E. O SANGUE É PARA O DIABO
A atividade mais estratégica de Satanás nesta era é a de ser o acusador dos irmãos (Ap 12:10) e é nisto que o Senhor o confronta em Seu ministério especial na qualidade de Sumo Sacerdote através do Seu Próprio sangue (Hb 9:11-14).

1. O Sangue Coloca Deus Ao Lado Do Homem E Contra O Diabo
"... Se Deus é por nós, quem será contra nós?... Quem trará alguma acusação contra os que Deus escolheu? Seria Deus, sendo Ele que justifica? Quem os condenará? Seria Cristo Jesus, o Qual morreu? — e mais do que isto Aquele que foi ressuscitado —e que Se encontra à destra de Deus e que também está intercedendo [orando] por nós?"(Rm 8:31,33,34).
O diabo não tem nenhuma base para acusações contra os que receberam a obra do sangue de Cristo derramado por eles.

2. O Sangue Dissolve Todo Os Direitos Legais De Posse De Satanás
" ...em Quem temos a redenção, o perdão dos pecados " (Cl 1:14).
"Redenção" significa "comprar de volta". Estamos debaixo de um novo dono, e o preço que foi pago por nós foi o sangue derramado de Jesus.
"...a Igreja de Deus, que Ele comprou com o Seu Próprio sangue" (At 20:28). Veja também 1 Coríntios 6:19,20 e 1 Timóteo 2:6.

F. O QUE O SANGUE DE CRISTO NOS TROUXE
1. Pureza De Coração “Mas se andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado " (1 Jo 1:7).

2. Vida Eterna "Jesus lhes disse: Eu lhes digo a verdade. A menos que vocês comam a carne do Filho do Homem e bebam o Seu sangue, vocês não têm nenhuma vida em vocês mesmos. Qualquer pessoa que come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia"(Jo 6:53,54).

3. Aproximação A Deus "Mas agora em Cristo Jesus, vocês, que outrora estavam longe, foram aproximados através do sangue de Cristo" (Ef 2:3).

MEU COMPROMISSO
Compreendo agora o que o sangue derramado de Jesus significa para Deus, para Satanás, e para mim. Comprometo-me a compartilhar com os outros a verdade com relação ao sangue de Cristo. Lembrarei a mim mesmo constantemente da aliança que Deus tem comigo, de perdoar o meu pecado, purificar-me do pecado, e proteger-me dos ataques de Satanás.





LIÇÃO – 07  ARREPENDIMENTO


O arrependimento é o primeiro passo que tomamos para recebermos a salvação que Deus nos oferece no Senhor Jesus Cristo.
"... Deus fez deste Jesus, a Quem vocês crucificaram, tanto Senhor como Cristo. Ouvindo isto o povo, compungiram-se em seu coração e disseram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, o que faremos? Pedro replicou: Arrependam-se e sejam batizados, cada um de vocês, em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados possam ser perdoados" (At 2:36-38). Veja também Atos 17:30.

A. O QUE O ARREPENDIMENTO NÃO É
1. Não É Um Mero Sentimento De Culpa  O sentimento de culpa com relação ao nosso pecado vem antes do arrependimento, porém não é.o arrependimento em si. Ninguém se arrepende, a menos que tenha primeiramente se sentido culpado com relação ao seu pecado, porém nem todos que se sentem culpados arrependem-se de fato.
"Enquanto Paulo discorria sobre a retidão, o auto-controle, e o julgamento vindouro, Félix temeu e disse: Isto é o suficiente para agora! Você pode ir embora. Quando eu julgar conveniente, mandarei chamá-lo" (At 24:25). Félix sentiu-se culpado, porém não se arrependeu.

2. Não É Uma Mera Tristeza Pelo Seu Pecado Algumas pessoas ficam muito tristes por causa das consequências de seus pecados, ou pelo fato de terem sido pegas. Muitas pessoas ficam tristes, não pelo que têm feito de errado, mas pela penalidade que recebem ao serem pegas.
"A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento que traz a salvação e não traz nenhum remorso, mas a tristeza segundo o mundo traz a morte " (2 Co 7:10).

3. Não É Uma Mera Tentativa De Sermos Pessoas Boas  Muitas pessoas tentam com as suas próprias forças tornarem-se pessoas melhores e mudarem os seus estilos de vida. Todo esforço próprio traz consigo uma raiz de auto-justiça, que é algo que não reconhece a necessidade de arrependimento pelo pecado.
"Todos nós nos tornamos como o imundo, e todos os nossos atos retos são como trapos imundos. Todos nós murchamos como uma folha, e como o vento, os nossos pecados nos arrebatam " (Is 64:6).

4. Não É Adquirir Religiosidade  Os fariseus da Bíblia eram extremamente religiosos em seus comportamentos e práticas. Jejuavam, oravam e tinham muitas cerimônias religiosas. No entanto, nunca se arrependeram.
"Mas ao ver muitos dos fariseus e saduceus vindo para onde Ele estava batizando, Ele lhes disse: Raça de víboras! Quem os alertou a fugirem da ira futura? Produzam frutos dignos do arrependimento.
"E não digam a si próprios: Temos a Abraão como nosso pai. Digo-lhes que destas pedras Deus pode levantar filhos para Abraão. O machado já está na raiz da árvore, e todas as árvores que não produzem frutos bons serão derribadas e lançadas no fogo" (Mt 3:7-10). Veja também Mateus 5:20.

5. Não É Um Mero Conhecimento Da Verdade A posse de um conhecimento intelectual da verdade não garante necessariamente que a verdade tenha se tornado uma realidade viva em nossas vidas. Crermos com as nossas cabeças e crermos comos nossos corações são duas coisas diferentes (veja Romanos 10:10).
"Você crê que há um só Deus. Bom! Até mesmo os demônios crêem nisto — e estremecem. O tolo, você quer mais evidências de que a fé sem as obras de retidão é inútil? "(Tg 2:19,20).

B. O QUE É O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO
1. Estar Pesaroso Para Com Deus Pelo Seu Pecado O verdadeiro arrependimento é uma tristeza não somente para consigo próprio, ou para com uma outra pessoa, mas em primeiro lugar é uma verdadeira tristeza para com Deus.
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, de acordo com o Teu infalível amor. De acordo com a Tua grande compaixão, apaga as minhas transgressões, lava a minha iniquidade e puriftca-me do meu pecado. Pois conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti, Ti somente, pequei e fiz o que é mal aos Teus olhos..." (Sl 51:1-4). Veja também Salmos 38:8.

2. Ser Realista Com Relação Ao Seu Pecado "Então reconheci o meu pecado diante de Ti e não encobri a minha iniquidade. Disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor — e Tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Sl 32:5). Veja também 1 João 1:9.

3. Abandonar O Seu Pecado "O que encobre os seus pecados não prospera, mas todo aquele que os confessa e os renuncia, encontra a misericórdia'' (Pv 28:13).

4. Odiar O Pecado "Amaste a retidão e odiaste a iniquidade. Portanto... Deus Te ungiu... " (Hb 1:9).
"... e vocês se odiarão por todo o mal que vocês fizeram " (Ez 20:43,44).

5. Quando Possível, Restituir Aos Outros O Que Você Lhes Deve "Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Eis que dou metade das minhas posses, e se defraudei qualquer pessoa em qualquer coisa, farei uma restituição quadruplicada"(Lc 19:8). Veja também Levítico 6:1-7.

C. O QUE O ARREPENDIMENTO ENVOLVE
1. O Abandono Do Pecado "Não sejam como os seus pais! Os primeiros profetas suplicaram-lhes em vão para abandonarem todos os seus maus caminhos. Venham, voltem a Mim, disse o Senhor Deus; mas não, eles não queriam ouvir. Não prestaram atenção absolutamente" (Zc 1:4). Veja também Gálatas 5:19-21 e Efésios 5:5.

2. O Abandono Do Mundo "Parem de amar este mundo maligno e tudo o que ele lhes oferece, pois quando vocês amam estas coisas vocês demonstram que não amam a Deus de fato"(1 Jo 2:15). Veja também Tiago 4:4.

3. O Abandono De Si Próprio "Ele morreu por todos para que todos os que vivem — tendo recebido a vida eterna d'Ele — pudessem não mais viver para si próprios, para agradarem a si próprios, mas para passarem as suas vidas agradando a Cristo, o Qual morreu e ressuscitou por eles" (2 Co 5:15). Veja Também Lucas 14:26.

4. O Abandono Do Diabo "... para abrir os seus olhos à sua verdadeira condição, para que eles possam se arrepender e viver na luz de Deus, ao invés de viverem nas trevas de Satanás..." (At 26:18). Veja também Colossenses 1:13.

5. Conversão A Deus "Portanto, diga ao povo: Isto é o que o Senhor Todo-Poderoso diz: Voltem para Mim, declara o Senhor Todo-Poderoso, e
Eu retornarei para vocês, diz o Senhor Todo-Poderoso " (Zc 1:3).

6. Conversão A Um Estilo
De Vida De Retidão"Não apresentem os membros de seus corpos ao pecado como instrumentos de iniquidade, mas, ao invés, ofereçam-se a Deus, como aqueles que foram ressuscitados, e ofereçam os membros de seus corpos a Ele como instrumentos de retidão" (Rm6:13).

MEU COMPROMISSO
Decido hoje a arrepender-me e continuarei abandonando o pecado à medida em que Deus me revelar as coisas que são erradas.





LIÇÃO – 08  QUANDO JESUS VOLTAR A SEGUNDA VINDA


"Sempre que vocês comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês proclamam a morte do Senhor ATÉ QUE ELE VENHA"'(1 Co 11:26). A. A PROMESSA DA SUA VOLTA
A Segunda Vinda do Senhor Jesus à terra é um dos assuntos mais importantes para o cristão. Os escritores do Novo Testamento falaram sobre isto mais de 300 vezes e a mais usada foi quase sempre imperativa. A primeira coisa que precisamos saber sobre a Segunda Vinda é que ela é CERTA!

1. Jesus Falou Sobre A Sua Própria Volta "Nesta ocasião, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e as nações da terra se lamentarão. Elas verão o Filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória"(Mt 24:30). Veja também João 14:2,3.

2. Anjos A Predisseram “Eles estavam olhando atentamente para o céu, enquanto Ele estava subindo, quando subitamente dois homens vestidos de branco ficaram de pé ao lado deles. Homens da Galileia, disseram eles, Por que vocês estão aí olhando para o céu? Este mesmo Jesus, o Qual foi arrebatado de vocês para o Céu, voltará da mesma forma que vocês O viram entrando no Céu"(At 1:10,11).

3. Os Primeiros Cristãos Encorajavam-se Mutuamente Com Ela "Pois o Próprio Senhor descerá do Céu, com uma alta voz de comando, com a voz do arcanjo, e com o chamado de trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disto, nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados com Ele nas nuvens para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Portanto, encorajem-se uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4:16-18). Veja também Apocalipse 1:7.

4. O Espírito Santo Dá Testemunho Dela "Ora, foi Deus Quem nos criou para este exato propósito e nos deu o Espírito como um depósito, garantindo o que é vindouro"(2 Co 5:5).
"Mas sejam pacientes, meus irmãos, enquanto vocês esperam que o Senhor venha. Olhem para o fazendeiro esperando pacientemente pela sua preciosa colheita. Vejam como ele tem que possuir a sua alma em paciência até que a terra tenha recebido a chuva têmpora e serôdia. Assim também vocês precisam ser pacientes, aquietando os seus corações na certeza final. A vinda do Senhor está muito próxima" (Tg 5:7,8). Veja também Hebreus 10:37.

B. COMO JESUS VOLTARÁ?
1. Inesperadamente "Agora, irmãos, sobre os tempos e as datas não necessitamos escrever para vocês, pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão na noite. Enquanto as pessoas estiverem dizendo: Paz e segurança, a destruição virá sobre elas repentinamente" (1 Ts 5:1-3). Leia também os versículos 4-11.

2. Como O Relâmpago "Porque assim como o relâmpago procede do oriente e reluz até o ocidente, assim também será a vinda do Filho do Homem"(Mt 24:27). Veja Lucas 17:24.
3. Da Mesma Maneira Como Ele Partiu "... Este mesmo Jesus, o Qual foi tirado de vocês e introduzido no Céu, voltará da mesma maneira em que vocês O viram entrando no Céu'' (At 1:10,11).

4. Com Grande Poder E Glória "Nesta ocasião, eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória'' (Lc 21:27).

5. Com Ampla Visão De Todos "Olhem, Ele está vindo com as nuvens, e todos os olhos O verão, até mesmo aqueles que O traspassaram. E todos Os povos da terra lamentarão por causa d Ele. E assim será! Amém!'' (Ap 1:7).

C. EVENTOS DRAMÁTICOS QUE OCORRERÃO
1. O Mistério Das Eras Será Completado "... Não haverá mais demoras! Mas no dia em que o sétimo anjo estiver a ponto de tocar a trombeta, o mistério de Deus será cumprido, exatamente como Ele anunciou aos Seus servos, os profetas" (Ap 10:6,7). Veja também Romanos 16:25,26.

2. O Povo De Deus Entrará Em Sua Plena Glória ' Mas a nossa cidadania encontra-se no Céu. E aguardamos avidamente um Salvador de lá, o Senhor Jesus Cristo, o Qual pelo poder que O capacita a sujeitar todas as coisas ao Seu controle, transformará os nossos corpos inferiores de forma tal que serão semelhantes ao Seu glorioso corpo" (Fp 3:20,21). Veja também 1 Coríntios 15:35-53.

3. Os Mortos Em Cristo Serão Ressuscitados "... porque sabemos que Aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês em Sua presença " (2 Co 4:14). Veja também João 6:40; 11:25.

4. Os Crentes Que Ainda Estiverem Vivos Serão Arrebatados Para Encontrar-se Com Ele “E Ele enviará os Seus anjos com alto toque de trombeta, e eles reunirão os Seus eleitos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até a outra” (Mt 24:31).

5. A Criação Será Liberta Da Sua Escravidão
"A criação aguarda com uma ávida expectativa a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação foi sujeita à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será liberta da sua escravidão à corrupção e será introduzida na gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Rm 8:19-21). Leia também o versículo 22 e Isaías 35:1-7.

6. Todos Os Inimigos Serão Destruídos "Aí então virá o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus-Pai depois de haver destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois Ele precisa reinar até que tenha colocado todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés" (1 Co 15:24,25). Veja também 2 Tessalonicenses 1:7-10; 2-8.

7. Satanás Será Amarrado "E vi um anjo descendo do Céu, com a chave do abismo e segurando em suas mãos uma grande corrente. Ele agarrou o dragão, aquela antiga serpente, que é o diabo, ou Satanás, e amarrou-o por mil anos" (Ap 20:1,2). Leia também os versículos 3,7-10.

8. O Julgamento Será Distribuído Por Cada Quinhão
"Deus é justo: Ele retribuirá as tribulações aos que os atribulam e dará alívio a vocês que estão atribulados... Isto acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado do Céu num fogo resplandecente, com os Seus poderosos anjos.

"Ele punirá os que não conhecem a Deus e que não obedecem o Evangelho do nosso Senhor Jesus. Eles serão punidos com uma destruição eterna e serão excluídos da presença do Senhor e da majestade do Seu poder " (2 Ts 1:6-9).

9. Um Reino Será Estabelecido E Nunca Será Destruído
"No tempo destes reis, o Deus do Céu estabelecerá um Reino que nunca será destruído, nem será deixado a um outro povo. Ele esmiuçará todos estes reinos e os aniquilará, mas ele Próprio durará para sempre" (Dn 2:44). Veja também Apocalipse 19:15,16.


MEU COMPROMISSO
A Segunda Vinda de Jesus é a minha grande esperança para o futuro. Contarei ao maior número possível de pessoas sobre Jesus, meu Salvador, antes que Ele volte novamente. Estou comprometido com Ele e espero com entusiasmo pelo dia da Sua Vinda.




LIÇÃO – 09    O CHAMADO DE DEUS


Deus tem um plano para a vida de cada crente, individualmente no Senhor Jesus Cristo. O Seu chamado não somente envolve um maravilhoso propósito para nós por toda a eternidade, mas também temos uma expressão deste chamado sobre a terra agora.
"O Qual nos salvou, e nos CHAMOU com um santo chamado... de acordo com o Seu Próprio propósito e graça... "(2 Tm 1:9).
"Ora, se somos filhos, então somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros... E sabemos que em todas as coisas Deus opera para o bem dos que O amam e que foram CHAMADOS DE ACORDO COM O SEU PROPÓSITO" (Rm 8:17,28). Veja também os versículos 29,30.

A. DEUS NOS CHAMOU
1. Desde A Fundação Do Mundo “Porque Ele nos escolheu n 'Ele antes da criação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis aos Seus olhos. Com amor Ele nos predestinou para que fôssemos adotados como Seus filhos através de Jesus Cristo, de acordo com o Seu beneplácito e vontade "(Ef 1:4,5). Veja também Efésios 2:10 e Mateus 25:34.

2. Para Que Fôssemos Separados Para Ele “Mas vocês são um povo escolhido, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo que pertence a Deus, para que vocês possam declarar os louvores d'Aquele que lhes chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz"(1 Pe 2:9). Veja também Romanos 9:23-26.

3. Para Cumprirmos O Seu Propósito "Assim sendo, não se envergonhe de testificar sobre o nosso Senhor, o Qual nos salvou e nos chamou a uma vida santa —não devido a nada que tivéssemos feito, mas por causa do Seu Próprio propósito e graça" (2 Tm 1:8,9). Veja também Romanos 8:28, Filipenses 3:14.

B. O NOSSO CHAMADO NA TERRA "Paulo, um servo [escravo] de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo e separado para o Evangelho de Deus" (Rm 1:1).
Ao descrever o seu próprio ministério,
O Apóstolo Paulo nos dá o exemplo do chamado que está sobre TODOS os crentes. Ele tem três aspectos:

1. O Chamado Geral — "Um Escravo De Cristo" Jesus pagou um alto preço por nós: a Sua Própria vida.
"Pois aquele que era escravo ao ser chamado pelo Senhor é o liberto do Senhor. Semelhantemente, aquele que era um homem livre ao ser chamado é escravo de Cristo. Vocês foram comprados com umpreço... "(1 Co 7:22,23). Veja também 1 Coríntios 6:19,20.

Quando Paulo se denomina um escravo de Jesus Cristo, ele está apontando para um significado ainda mais profundo. De acordo com os costumes da sua época, se o escravo estava se aproximando da época em que poderia ser liberto, mas devido a um amor pelo seu mestre escolhesse não aceitar a sua liberdade, ele então recebia uma marca, através de um furo em sua orelha. Este era o sinal de que ele era um ' 'escravo de amor'' ao seu mestre durante toda a sua vida (Êx 21:5,6; Dt 15:16,17). O Apóstolo Paulo, por escolha própria, declarou-se um escravo de amor pelo Senhor Jesus.

2. O Chamado Especial — "Chamado Para Ser Um Apóstolo" Assim como o Apóstolo Paulo tinha um chamado especial sobre a sua vida, assim também todos os crentes têm um chamado especial. Paulo foi chamado para ser um apóstolo, mas há muitos diferentes chamados no Corpo de Cristo. Veja Romanos 12:3-8; Efésios 4:7-16. O papel especial que Deus tem para cumprirmos é revelado à medida em que buscamos fervorosamente a Sua vontade.

3. O Chamado Específico"Separado Para O Evangelho" Dentro de cada chamado especial há um chamado específico. Por exemplo, tanto Pedro quanto Paulo eram apóstolos, mas um deles foi o apóstolo aos judeus e o outro aos gentios. Veja Romanos 11:13; 1 Timóteo 2:7; 1 Coríntios 12:4-11.
Passamos para o nosso chamado especial e específico somente à medida em que somos aprovados como "escravos de amor", pois precisamos primeiramente aprender a estarmos totalmente sob a autoridade de Cristo antes que possamos ser ENVIADOS por Ele. Veja Mateus 28:18,19.

C. POR QUE ELE NOS CHAMA?
1. Porque O Mundo Se Encontra Nas Trevas "Sabemos que somos filhos de Deus, e também sabemos que o mundo ao nosso redor está sob o poder do maligno" (1 Jo 5:19). Veja também Efésios 6:12 e Colossenses 1:13.

2. Porque As Pessoas Estão Famintas E Necessitadas "Ao ver as multidões. Ele teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem um pastor" (Mt9:36).

3. Para Provar A Sua Sabedoria  "O Seu propósito era que, através da Igreja, a multiforme sabedoria de Deus pudesse ser conhecida aos principados e autoridades nos lugares celestiais, de acordo com o propósito eterno que Ele cumpriu em Cristo Jesus nosso Senhor (Ef 3:10,11).

4. Porque O Tempo É Curto "Porventura vocês não dizem: 'Ainda há quatro meses antes da colheita?' Digo-lhes, no entanto, para vocês abrirem os seus olhos e olharem para os campos! Já estão maduros para a colheita!"(Jo 4:35). Veja João 9:4.

D. O QUE ACONTECE QUANDO SOMOS CHAMADOS?
1. Somos Preparados Por Ele "Venham, sigam-Me, disse Jesus, e FAREI DE VOCÊS pescadores de homens" (Mt 4:19). Veja também Jeremias 18:1-10.

2. Somos Ensinados Por Ele
"Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes lembrará de tudo o que Eu lhes disse " (Jo 14:26). Veja 1 Coríntios 2:12; 1 João 2:27.

3. Somos Enviados Por Ele "Assim como Tu Me enviaste ao mundo, Eu também os envio ao mundo (Jo 17:18). Veja também Marcos 16:15.

Quando Deus chama, Ele vem e interrompe as nossas vidas. Alguns exemplos bíblicos disto são:

Moisés (um pastor no deserto): "liberte o Meu povo " (Ex 3:1 -12).
Samuel (um menino servindo no templo): "Acorde fale por Mim " (1 Sm 3:1-19).
Ezequiel (um prisioneiro numa terra estranha): "Levante-se Eu o estou enviando" (Ez 2:1 -7).
Os discípulos (negociantes, pescadores): "Venham, sigam-Me" (Lc 5:27,28: Mt 4:18-22).
Saulo (um inimigo da Igreja): "Vá, Eu lhe direi o que você precisa fazer " (At 9:1-9).


MEU COMPROMISSO
Percebo agora que Deus sempre teve um plano para a minha vida, até mesmo antes da fundação do mundo. Comprometo-me agora por completo a este plano e seguirei ao Senhor totalmente. Também ensinarei aos outros sobre o chamado de Deus para as suas vidas.




Este curso sem dúvida vai ajudar muitos que estão interessados em em conhecer a palavra de Deus e para os coordenadores no auxílio de seminários, simpósios e etc.

Fique Avontade.

Dc. Geazi santos